O sistema moodle apresenta-se como uma forma de melhoramento das plataformas utilizadas para disseminar a prática da educação a distancia, a qual ainda está em processo de consolidação no Brasil.
No processo de ensino à distancia é notória a necessidade de utilização de sistemas informatizados. Através desses sistemas de informações é que se torna possível o contato entre professores e alunos, bem como a transmissão e recepção de conteúdos utilizados no processo de aprendizagem, substituindo assim o contato pessoal entre professor a aluno, que ocorre na modalidade de ensino presencial.
Para operacionalizar a educação a distancia foram surgindo ferramentas tecnológicas, iniciando-se em Tecnologias Transmissivas, centradas no instrutor, até Tecnologias colaborativas, centradas na colaboração em grupo.
A plataforma moodle, trata-se de um avanço nessas tecnologias voltadas para operacionalizar a educação a distancia. Trata-se de um sistema que visa a criação de comunidades on-line em ambientes virtuais voltados para o ensino e a aprendizagem. A grande vantagem do sistema moodle está centrada em uma maior flexibilidade, permitindo a construção de um saber mais consistente e consciente, baseado na interação, discussão e trocas de informações entre professores e alunos, através de um recurso on-line.
Outra inovação é proposta pela plataforma é a publicidade do saber construído, através da elaboração compartilhamento de produções cientificas, as quais poderão ser publicadas em fóruns e em comunidades, e servirão de base para subsidiar o processo de aprendizagem de outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário